Pesquisas

Pesquisas


Pesquisas Acadêmicas


O site ABORTIVO.ORG é aberto a todos os profissionais que pretendem desenvolver pesquisas sérias e de conteúdo relacionado ao enfoque deste site.
Faça contato que teremos prazer divulgar o seu trabalho ou fornecer condições para o desenvolvimento do mesmo.

Pesquisas em desenvolvimento




Tema: “Aborto induzido e narrativa de mulheres em blogues”

Responsável: Adriane Roso, Caroline Romio

Instituição de Apoio: Universidade Federal de Santa Maria

Email de Contato: abortandosilencio@gmail.com

Objetivo: O estudo pretende identificar e problematizar as experiências do abortamento induzido no Brasil, a partir dos discursos engendrados nos espaços virtuais.

Descrição: O aborto induzido é uma prática recorrente no Brasil, no entanto, sua criminalização abre margem para a prática de modo inseguro, o que pode se configurar em um entrave no acesso das mulheres à autonomia de seus corpos. Diante desse cenário, este estudo pretende identificar e problematizar as experiências do abortamento induzido no Brasil, a partir dos discursos engendrados nos espaços virtuais. Especificamente, busca-se conhecer as questões de gênero envolvidas na prática do aborto induzido, perceber a relação dessa prática com os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, discutir quais implicações a ilegalidade desta prática gera a saúde das mulheres que a realizam e analisar como diferentes atravessamentos institucionais dificultam ou facilitam a efetivação às mulheres dos seus direitos sexuais e reprodutivos. O estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação”, assume uma perspectiva qualitativa, descritiva, e se delineará a partir da realização de entrevistas narrativas, após contato nos espaços virtuais, e através de ferramentas de conversação online, com mulheres, maiores de 18 anos e que tenham realizado ao menos um aborto no Brasil. A interpretação das informações será conduzida através da análise temática, baseando-se na Psicologia Social Crítica, nas Epistemologias Feministas e nos contributos teóricos de autores que refletem sobre gênero e direitos sexuais e reprodutivos.





Se você desenvolve pesquisas correlacionadas ao tema Aborto faça contato.





Publicidade

Publicidade



Publicidade



Publicidade